James Low

James é um homem branco de olhos claros e cabelos brancos. Ele sorri levemente com uma expressão acolhedora.

James Low é um discípulo e professor nas linhagens Byangter e Khordong do falecido Chhimed Rigdzin Lama.

Ele começou seu estudo e prática do Budismo Tibetano na Índia nos anos 60, e recebeu ensinamentos de Kalu Rinpoche, Chatral Rinpoche, Kanjur Rinpoche e Dudjom Rinpoche. Uma vez que conheceu seu professor principal, Chhimed Rigdzin Lama (também conhecido como C.R. Lama), ele viveu em sua casa na Bengala Ocidental, na Índia, por muitos anos, ajudando-o como solicitado e recebendo ensinamentos de muitos aspectos da tradição. Durante este período na Índia, James fez vários retiros e peregrinações nos Himalayas. Nos anos 70 e 80, após retornar à Europa, ele também recebeu ensinamentos e instruções de Namkhai Norbu Rinpoche.

James traduziu muitos textos tântricos e sadhanas com C.R. Lama, que desejava que os textos de suas linhagens, Byangter e Khordong, estivessem disponíveis em Inglês. Estes textos são usados nas práticas dos discípulos do C.R. Lama e foram traduzidos à vários idiomas europeus.

C.R. Lama pediu a James que ensinasse em 1976, e posteriormente lhe conferiu as transmissões necessárias para fazer isso, junto com a autorização completa sobre a linhagem. Particularmente, James foi encorajado a dar as instruções tradicionais que permitissem às pessoas no ocidente a compreenderem o dharma. James vem ensinando desta forma há mais de vinte anos.

James ensina regularmente os princípios do Dzogchen na Europa e vem publicando regularmente traduções e comentários sobre textos tradicionais do budismo tibetano.

Muitos de seus seminários foram gravados, transcritos e disponibilizados em seu website, com a esperança de que sejam úteis para aqueles que buscam aprofundar sua compreensão do darma e aplicá-lo nas complexidades da vida cotidiana.

James estudou em Edimburgo e em outras universidades, e se aposentou de seu trabalho em Londres como Psicoterapeuta no Serviço Nacional de Saúde britânico. Ele está lentamente diminuíndo seus acompanhamentos clínicos privados em psicoterapia, e ao longo de sua carreira ensinou em muitas instituições de treinamento psicoterapêutico na Grã-Bretanha.